Dia Mundial das Abelhas! Por que elas são tão importantes para o meio ambiente?


First slide

Postado em: 19/05/2022



Dia 20 de maio é dia Mundial das Abelhas!

As abelhas são responsáveis pela polinização de quase três quartos das plantas produtoras de alimentos do mundo. Em outras palavras, isso significa que elas são responsáveis por uma a cada três colheradas de comida. Esse dado é da ONG norte-americana World Bee Day, uma das principais organizações em prol da vida das abelhas. 

Nesse número não está compreendida a produção de mel que não tem finalidade apenas de alimentação, mas que também pode ser usada para o preparo de medicamentos e cosméticos. 

Sustentabilidade agrícola

O pouso das abelhas de flor em flor é fundamental para que haja a combinação do material genético das plantas. Basicamente, as abelhas coletam o pólen (pequeno grão produzido pelo sistema reprodutivo das plantas) por meio dos pelos do seu corpo e o carregam para outra planta. 

Esse trabalho permite que as plantas adquiram maior variedade genética, de maneira a se tornarem mais resistentes contra a ação de insetos e pragas. A polinização cruzada é fundamental para o trabalho de pequenos, médios e grandes produtores agrícolas.

Relação com a manutenção da biodiversidade

As abelhas estão fortemente relacionadas com a manutenção da biodiversidade em nosso planeta. Se elas simplesmente desaparecessem de um dia para o outro é bem provável que haveria um colapso em pouco tempo. Abelhas são insetos bastante sensíveis a mudanças de temperatura e ambiente. Isso faz delas indicadores da saúde do planeta.

As abelhas estão diminuindo no mundo. Por que as abelhas estão desaparecendo?

O crescente desaparecimento de abelhas está diretamente relacionado aos diversos problemas ambientais atuais. Ganham destaque entre esses fatores novas doenças, mudanças climáticas, plantio de culturas geneticamente modificadas, introdução de novas espécies fora de seus habitats, uso de pesticidas inadequados, entre outros. 

Preservar o meio ambiente é fundamental para preservar as abelhas que, por sua vez, são essenciais para o primeiro. Trata-se de um círculo para a manutenção da vida.

Agora você já sabe qual é a importância das abelhas para a manutenção da vida no mundo.

FONTE: https://cursinhoparamedicina.com.br/blog/biologia/entenda-a-importancia-das-abelhas-para-o-meio-ambiente

IMAGEM: WIKIPEDIA