São José dos Campos realiza passeios com guias por Museus da cidade


First slide

Postado em: 18/05/2022



O Museu de Esportes e o MAB ((Memorial Aeroespacial Brasileiro) são as atrações do programa City Tour deste sábado (21) em São José dos Campos. Os passeios são gratuitos com acompanhamento de guias especializados.

As inscrições podem ser feitas até 12h de sexta-feira (20) pela Central 156, no Quiosque do Turismo, localizado na Orla do Banhado, ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa City Tour, coordenado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura.

A concentração para a saída está marcada para 8h30 na portaria de entrada do Parque da Cidade Roberto Burle Marx. O encerramento está previsto para 13h, com retorno ao local.

Atrativos

O Museu de Esportes de São José foi inaugurado em julho de 1999. Está em exposição no local a memória esportiva municipal, com amplo acervo esportivo das principais conquistas da cidade e de seus atletas em várias modalidades.

A primeira sede do museu foi a antiga capela ao lado do Centro Esportivo Casa do Jovem, na região norte. Em seguida, ocupou o subsolo do prédio da antiga Câmara Municipal, na região central. Hoje, está instalado em local amplo e moderno no interior do Estádio Martins Pereira, onde recebe visitas de estudantes, munícipes e turistas.

Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.

Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira.