São José dos Campos tem Dia do Desafio de volta à forma presencial


First slide

Postado em: 24/05/2022



A 28ª edição do Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira (25), com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física. Promovido pelo Sesc São Paulo, com apoio da Prefeitura, o evento volta a ser realizado de forma presencial em espaços públicos após dois anos no formato on-line devido à pandemia.

Nesta edição, o projeto traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, propondo inúmeras oportunidades para que a população possa inserir a prática regular de atividades físicas em sua rotina.

Neste ano, o Dia do Desafio não contará com a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior relevância do evento seja a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo.

A Prefeitura elaborou uma programação de atividades no Paço Municipal, na Câmara Municipal, na Secretaria de Saúde, na Secretaria de Apoio ao Cidadão e na Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que fica no Centro da Juventude (veja programação abaixo).

Desafio

Dados recentes apontados pela Unesco mostram que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro número de impacto negativo deste estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia.

Dentro deste cenário preocupante, esta edição Dia do Desafio ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão destes números.

Para tanto, ao longo do dia 25 de maio, as 40 unidades do Sesc no estado disponibilizarão para o público de todas as idades uma programação que reunirá atividades como vivências, apresentações, aulas, oficinas, bate-papos, dentre outras, incluindo também a participação, como convidados especiais, de importantes nomes que marcaram a história do esporte nacional.

História

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco.

Programação

Paço Municipal
9h30 às 9h50 – Atividade de alongamento, aquecimento e coordenação motora
9h50 às 10h30 – Atividades Recreativas

Secretaria de Saúde
8h às 14h – Vôlei, basquete, ping-pong e boliche
10h às 10h30 – Atividade de alongamento, coordenação motora e ritmos

Câmara Municipal
11h às 11h30 – Atividade de alongamento, coordenação motora e ritmos

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
14h às 14h20 – Atividade de alongamento, coordenação motora e ritmos

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Centro da Juventude)
15h às 15h20 – Atividade de alongamento, coordenação motora e ritmos 15h20 às 15h40 – Atividades recreativas